domingo, 21 de outubro de 2012

Dispositivos de Armazenamento – Pen Driver




Os dispositivos de armazenamento  alcançaram alto nível de avanço tanto em sua capacidade de armazenamento como  na sua forma física.
O pen driver o dispositivo de armazenamento mais usado atualmente é derivado dos antigos disquetes, CDs e DVDs.  A sua grande vantagem é que ele tem  o tamanho de um chaveiro e por isso pode ser levado para qualquer lugar.
O primeiro pen drive foi teve seu lançamento  em 2000, sua era  capacidade de apenas 8Mb.  Atualmente o pen drive com maior capacidade de armazenamento é o Kigston Datatralaver 300, da marca Kingston, com 256Gb de espaço. Diversas são as marcas desse tipo de armazenamento:  Imation, Kingston, Corsair, SanDisk, HP, Sony, Markvision, Extralife, LG e Toshiba. 
Com a evolução  da capacidade de um pen drive e a diminuição de tamanho é possível que ele se transforme em um pequeno cartão ou chip.

Dispositivos Externos via USB




O grande impulso indústria de hardware foi a criação da  internet  onde ela consequentemente, nos trouxe também, a criação de dispositivos portáteis  como tablets, notebooks, celulares, etc.
Para usarmos as magníficas funções que esses dispositivos nos proporcionam, como as conexões com equipamentos externos por exemplo, necessita-se de que a máquina principal(computador) disponibilize saídas para essas conexões.
A ligação USB exerce função de transmitir dados  entre a CPU  e dispositivos externos.Essa  saída é a considerada padrão apesar de haver  outros tipos de saídas externas como a HDMI, a LAN, SD e outros.
A saída USB  é a responsável  pela   pareage  a cabo com dispositivos como: impressora,  scanner, mouse, teclado, modem, câmeras, pen driver, etc.   

sábado, 20 de outubro de 2012

Os Microprocessadores




Conceituando os microprocessadores, este é considerado o chip mais importante de um computador, cabendo a ele o papel de processar toda e qualquer  operação que os softwares requerem.  Podemos então considerar  os microprocessadores com o cérebro do computador.
Atualmente os novos  chips  de controle e processamento  tornaram a informática muito mais acessível, oferecendo diversas possibilidades aos usuários.
Em 1971, já existiam  processadores com esse formato, mas somente ao a  partir da metade  dessa década   é que então começam a surgir os primeiros computadores  pessoais. Um exemplo disso é o Altair 80, que eram comprados como kit de montar, e vendidos apenas nos Estados Unidos por algumas revistas especializadas. 
A verdade é que esse tipo de tecnologia  vem evoluindo em meu velocidade enorme, e o que é melhor, esses dispositivos tão avançados  estão chegando até que antes sequer sonhavam em possuí-los.

A evolução dos Notebooks



Desde o  início da década de 1980, as empresas de computação  já se preocupavam em dar mais acessibilidade ao consumidor.
A  grande idéia era fazer com que essas máquinas  pudessem  ser  levados de um lugar para o outro  com maior facilidade.
O primeiro computador portátil foi o  Osborne I,  que  já era caracterizado por sua mobilidade apesar  de necessitar de uma tomada de energia para seu funcionamento. Outra dificuldade na locomoção dessa  máquina, era quanto seu peso, de 11 quilos.
O pioneiro em sucesso de vendas  Tandy TRS-80, veio anos mais tarde  que custava 600 dólares. Foi  bastante procurado pelos profissionais da comunicação, por que  vinha com um editor de texto. Mais  parecia mesmo era com uma  calculador cientifica.
Logo, a Apple lançou a sua marca, o Powerbook 100, onde  sua novidade  era  sua  acessibilidade no teclado do equipamento com  descanso para os punhos e a famosa trackball substituindo o mouse. O que mexeu  com o destino do mercado.
Depois, em 1994, veio  IBM ThinkPad 755CD, veio com driver para CD. Alguns anos mais tarde, 1999, apareceu em Sony PictureBook , que possuía câmera inclusa e media 3,7 cm de espessura.
Em 2006, foi lançado o Toshiba Qosmio,  que já tinha uma forma parecida com a atual. O  HP TX1070, tem a característica de Tablet, com os hardware bem atraentes.  O  MacBook Air,  tem 0,4 com de espessura aberto, feito pela Apple, porém, exclui driver  de CD e DVD.
Diante dessa acelerada evolução só podemos esperar  espetaculares  e acessíveis equipamentos tecnológicos.



Osborne I

Powerbook 100

IBM ThinkPad 755CD

Sony PictureBook

 Toshiba Qosmio

HP TX1070

MacBook Air



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Hardware: composição do computador


Parece ser simples mas,  para  que se tenha um funcionamento esperado do computador  é necessário  que tenha um conjunto de equipamentos muito sofisticado  conectados uns com os outros.
Essas  partes  que devem estar interligadas entre si  formando  o computador  estão relacionadas  em duas grandes  partes: uma é constituída   pela  parte física, ou seja, o lugar  onde   as pequenas peças  foram montadas  formando a máquina, para cada peça  desta parte   chamamos, tecnicamente,  de hardware;   A   outra, é composta  pelo  conjunto   de   programas    instalados            nessa  máquina, para isso chamamos de software.
Essas ferramentas que compõe o computador vem evoluindo a cada dia, tornando essa máquina cada vez mais acessível ao ser humano.  Os  computadores   portátil é um exemplo bastante interessante dessa evolução, pois, além de ter um ótimo design, é adaptado para fácil locomoção.
Diante desses avanços, pode-se compreender que nossa dependência com essa máquina continuará crescendo juntamente com o desenvolvimento dessas tecnologias.